domingo, 5 de julho de 2009

Moodle na sala de aula...a minha experiência.

Wordle: moodle Wordle: moodle

Já há 3 anos que utilizo o Moodle em contexto de sala de aula e em apoio ao estudo da disciplina, fora dela. Iniciei esta prática como um desafio agarrado por uma equipa de professores de várias disciplinas, no desenvolvimento de um projecto integrado na “Iniciativa Escola, Professores e Computadores Portáteis”. Quando me propuseram que usasse e administrasse uma plataforma Moodle, apesar de nunca o ter feito, disse logo “porque não, claro que sim”, permitindo que a equipa referida e todos os outros professores da escola usufruíssem da mesma. Aprendi muito…mas confesso que continuo a aprender.
Não posso dizer que foi muito fácil começar a utilizar com os alunos na sala de aula, …mas comecei, primeiro porque foi preciso criar uma conta de email para cada um deles (à 3 anos atrás não era muito comum ainda os alunos terem a sua conta, foi um processo bastante demorado), depois explicar como funcionava a plataforma, como poderiam participar, enviar trabalhos, consultar a documentação existente, …, ( eu própria tive que procurar informação autonomamente), mas no segundo ano já todos sabiam como fazê-lo (excepto os alunos novos que tinham entrado para as turmas), resultando numa experiência bem sucedida durante todo o projecto.
Acabado o projecto, apesar de não ter as mesmas condições logísticas não podia deixar de utilizar uma prática que se revelou uma mais-valia na aprendizagem do ensino da Matemática. Mas é verdade…os nossos alunos mudam, já não era novidade o Moodle e o que implicava a sua utilização, era necessário fazer ainda mais e foi quando que me apercebi que realmente ele estava a ser utilizado mais como um repositório de informação e recolha de trabalhos. Sabendo que ainda tinha muitos recursos e actividades que não tinha explorado com os alunos, era urgente da minha parte saber como o fazer…é precisamente onde me encontro, o que posso fazer mais com os meus alunos no Moodle? Como colocá-la atractiva aos olhos desta “geração do écran”? Como torná-la num incentivo e não numa obrigação? Como envolver os alunos na construção do conhecimento? São as perguntas para as quais ando à procura de resposta…..

1 comentário: